top of page
Buscar

Dor lombar persistente

  • Foto do escritor: Marcelo Dalla
    Marcelo Dalla
  • 3 de ago. de 2023
  • 2 min de leitura

A dor crônica ou mais recentemente denominada “persistente” (no intuito de evitar o estigma que o termo carrega) é definida como aquela que dura além do tempo normal de cicatrização dos tecidos, que geralmente leva 12 semanas. A dor persistente pode levar à incapacidade, ansiedade, depressão, distúrbios do sono, baixa qualidade de vida e custos de saúde. Por muitos anos, o tratamento incluía recomendações para que o paciente ficasse em repouso e inativo. Porém, o exercício pode reduzir sua intensidade e trazer benefícios, como melhora geral da saúde física e mental e do condicionamento do indivíduo. A atividade física e os programas de exercícios são cada vez mais promovidos e oferecidos em vários sistemas de saúde para uma variedade de problemas que cursam com dor persistente. Dentre as condições ortopédicas deste perfil, a lombalgia inespecífica é um dos maiores problemas de saúde em todo o mundo. O tratamento mais frequentemente usado para tratar os pacientes com esse problema são as intervenções baseadas em exercícios, uma vez que estes apresentam poucos eventos adversos e que podem melhorar, como já dito, a intensidade da dor e a função física, e consequentemente a qualidade de vida. Entre aqueles com dor lombar, os indivíduos com lombalgia persistente enfrentam diferentes recomendações de tratamento e incorrem, em sua maioria, com dúvidas, sofrimento e angústia. Nos últimos anos, apesar da constatação de que os vários tipos de terapia ativa possuem aparente equivalência de efetividade, o método Pilates tem sido um dos programas de exercícios mais populares na prática clínica. Sua popularidade crescente pode ser atribuída ao seu aspecto lúdico, à costumeira interação social que possibilita e à sua capacidade de ser ajustável às diversas individualidades e cenários. Desta forma, a decisão para se usar o Pilates para lombalgia pode ser baseada nas preferências individuais e a comodidade para acessá-lo. Entre em contato para agendar sua avaliação conosco!


Referências:

1. Yamato, TP, et al. Pilates for low back pain. Cochrane Database of Systematic Reviews, 2015.

2. Geneen LJ, et al. Physical activity and exercise for chronic pain in adults: an overview of Cochrane Reviews. Cochrane Database of Systematic Reviews, 2017.

3. Hayden, JA, et al. Exercise therapy for chronic low back pain. Cochrane Database of Systematic Reviews, 2021.

4. Herman, PM, et al. Definitions of Chronic Low Back Pain From a Scoping Review, and Analyses of Narratives and Self-Reported Health of Adults With Low Back Pain. The Journal of Pain, v. 24, n. 3, 2023.

 
 
 

Comments


02b - png.png

Avenida Nossa Senhora da Penha, 1495,

Ed. Corporate Center, Sala 613, Bloco B, Santa Lúcia, Vitória, ES, CEP 29056-905

bottom of page